Dica de Série - Netflix | As Telefonistas

by - 08:07

Las Chicas del Cable é a primeira série espanhola original da Netflix.
Ano de 1928, quatro mulheres vindas de diferentes partes da Espanha para trabalhar como “Las Chicas del Cable” (operadoras de telefonia) .

Da esquerda para a direita, as protagonistas de Las Chicas del Cable: Marga, Ángeles, Carlota e Lidia/Alba Foto: Divulgação/Las Chicas Del Cable

Em uma empresa em Madri que vai revolucionar o mundo das telecomunicações. No único lugar que representa progresso e modernidade para as mulheres da época, aprendem várias coisas em grupo, como lealdade, luta,  aventura, ascensão e mudanças. 

"Algumas regras existem para serem quebradas."

A série traz uma crítica histórica de como a mulher era vista no passado, e que ainda reflete no tratamento que é percebido hoje em dia. Ter um emprego, hoje pode parecer cansativo ou até mesmo exaustivo, mas nos mostra como temos independência e somos úteis. O que não era viável em um mundo machista, essa consciência de empoderamento, sendo sempre vista como afronta. 
Foto: Divulgação/Las Chicas Del Cable

Entre os períodos de 1920 à 1930, começam a surgir os movimentos sufragistas e os projetos para alterar a lei e garantir o direito às mulheres de pedir o divórcio ( Que para conseguir essa anulação, era necessário comprovar adultério, sevícia ou injúria grave, abandono voluntário do domicílio conjugal , favorecendo é claro somente os homens da época) , encabeçada pela primeira advogada espanhola, Victoria Kent.


1911 — Primeiro protesto a favor do voto feminino. O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Fonte

A escritora inglesa Mary Wollstonecraft (1759-1797) foi a grande pioneira da defesa do voto feminino, em livros e manifestos publicados a partir de 1792.

O que deixa mais cativante nas personagens são os medos e inseguranças, que em nossa sociedade ainda é um tabu. Abordado na série da mesma forma , porém nos levando a uma linha de pensamento mais concreta, para desenvolver um conceito de evolução. 


Á muitas batalhas para ser vencidas contra o machismo e uma cultura, que desde pequena nos força á acreditar em formas de comportamento e inferioridade perante a um homem é o certo, e à não termos liberdade. Apesar de não parecer para algumas mulheres, lutamos até hoje  por direitos e liberdade. 

"Em 1928 as mulheres eram algo como ornamentos que eram levados a festas para mostrar, objetos sem poder de opinião ou decisão. É verdade que a vida não era fácil para ninguém, mas muito menos se você fosse uma mulher."
Episódio 1. 

You May Also Like

11 comentários

  1. ja ouvi falar super bem dessa serie, adorei a indicaçao por aqui, deve ser msm ótima!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que gostou ! :)

      Essa realmente vale a pena.

      Excluir
  2. Vou começar a assistir.
    adorei a dica.
    seguindo <3
    bjssss
    http://www.andressamonteiroblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia ainda, parece ser boa <3
    beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  4. Duas colegas me indicaram essa série, mas como tenho algumas acumuladas não iniciei, mas ainda está na minha lista de quero ver.
    Acho que pelo contexto todo mundo tinha que ver.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar da série, obrigada por partilhares sobre ela :) Infelizmente ainda somos reféns de uma cultura misógina bastante forte e inconscientemente até a alimentamos.
    Beijinho*

    ResponderExcluir
  6. Não vi ainda mas ta na minha lista pra assistir depois

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Nat
    Já ouvi falar da série, mas ainda não assisti.
    Fiquei curiosa e ainda com mais vontade de ver depois da sua resenha instigante.
    Vai para a listinha dos desejados
    Bjsss Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou a adorar as séries espanholas da Netflix, e suspeito que essa será a próxima que vou ver, sobretudo por abordar temas tão pertinentes como o machismo.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir