Brain Help | 5 Alimentos que ajudam na Concentração

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No dia-a-dia se torna cada vez mais gritante a necessidade de manter o foco. Somos bombardeados á todo instante por novas informações, sejam boas ou ruins, nosso consciente e inconsciente pode capta as novas mensagens e processamos em nosso córtex cerebral.


Prestar atenção pode parecer uma tarefa simples, o grande problema é manter o interesse. Alguns alimentos já comprovados cientificamente, não iram lhe fornecer super poderes, porém eles retardam o envelhecimento cerebral, favorecendo o metabolismo celular, fazendo com que assim, as células neuronais possam trabalhar melhor. Quando o metabolismo dos neurônios estão sendo estimulados sem que hajam substâncias nocivas, a capacidade de raciocínio melhora.


Alimentos antioxidantes previnem contra várias doenças degenerativas, relacionadas com a produção de radicais livres pelo nosso organismo.


Cereal Integral


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Grande fornecedor de glicose, tem um alto impacto no funcionamento das células neuronais. Fornecedor também de vitamina B12, a ausência dela pode atrapalhar o desempenho cerebral. Sua presença em cereais garante as cotas diárias de que precisamos.


Ovos

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Além da albumina, já conhecida por seus vários feitos no organismo como : Manutenção e construção de músculos e tecidos ; Função osmótica (que permite passagem dos minerais pelas células) ; Presença aminoácidos essenciais na formação hormônios ; Transporte de diversas substancias em nosso sangue.

O ovo tem uma considerável quantidade de zinco, que desempenha uma função reguladora no organismo,protegendo os neurônios contra os radicais livres e preservando as membranas dos neurônios, assim, colaborando para a troca de informações entre eles.

Abacate


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Um de seus principais papeis neste caso é possuir selênio. Estudos mostram que pessoas com baixo nível de selênio apresentam distúrbios na atividade neuronal. Ele é um forte antioxidante, isso acontece em virtude da enzima glutationa peroxidase, ela quem traz o caráter antioxidante aos alimentos ricos no mineral, que afastam do corpo os radicais livres, o selênio ajuda também substâncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral.


Couve


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O ferro é o principal mineral que nunca pode faltar na sua dieta, pois ele é quem carrega o oxigênio para o funcionamento do metabolismo celular no organismo, desta forma, quando estão reduzidos os níveis de ferro, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e falta de foco.


Salmão


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Uma vitamina que não poderia faltar é a Cianocobalamina, mais conhecida como vitamina B12. Assim como á falta de ferro, a diminuição dos seus níveis no organismo são severas, e seu uso pode auxiliar na concentração e memória.
Em estudo realizado pela Universidade de Lorraine, na França, em conjunto com o Hospital Universitário de Nancy, houve uma avaliação focada no metabolismo molecular e celular e as consequências que a deficiência de vitamina B12 causa em relação com sua função metabólica, como cofator da síntese de metiotina.

Estas consequências comprometem os efeitos da vitamina B12 e metiotina, sintaxe sobre a proliferação e diferenciação celular, consequências da deficiência de B12 para o metabolismo e no cérebro. Em conclusão observou-se que a deficiência de B12 influencia na proliferação celular, causando assim problemas no sistema nervoso, fígado e coração. (Martins T. Jhonatan. Carvalho-Silva, Milena  Streck, Emilio L. Effects of Vitamin B12 deficiency on the brain . Laboratório de Neurotoxicidade e Neuroproteção, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil. Revista Inova Saúde, Criciúma, vol. 6, n. 1, jul. 2017. 192)

Comentários

  1. Eu não sabia. Foi ótimo saber!

    Ótimo post!
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  2. nhammm adoro vitamina de abacate e tbm gosto de couve, nao sabia desses benenficios

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  3. Incrível como nossa alimentação influencia em tudo, né? Adorei o post!

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  4. Adoro cereais e ovos! No meu dia a dia consumo mais ovos, e sempre que me lembro como cereais.
    Beijos boa semana
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  5. Abacate e couve são meus favoritos da lista! Mas nunca tentei fazer suco de couve

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

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