Decor Frida Kahlo | Inspire-se na Decoração Mexicana

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México. Com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, Frida Kahlo levou ao mundo as cores vibrantes e a energia do povo mexicano em suas roupas, adereços e pinturas. fonte.



Muitas pessoas quando ouvem falar de Frida, pensam em resistência e vivacidade. Isso exprime muitos de seus pensamos, o meu preferido é "Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?"

Em 1953, o estado de saúde da pintora agravou-se. Seus pés tiveram gangrena e precisaram ser amputados. Apesar da tristeza com sua situação, esse momento eternizou uma de suas mais famosas frases e que representa toda a vida de Frida: “Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”. Fonte

Frida tinha um estética mais inclinada para o surrealismo, apesar de não se considerar uma surrealista da época. O surrealismo nasce em 1924 na França, é caracterizado pela expressão do inconsciente (Sonhos, desejos, pulsões). 


Em suas obras podemos ver uma grande inclinação à cultura indígena mexicana, cultura asteca e movimentos de vanguarda artística, além de cenas de paisagens mortas e autorretratos. 



Apesar das paisagens melancólicas, umas de suas características mais gritantes era o uso de cores vivas e fortes, que ao meu ver reflete também seu contexto sociocultural. 


Em memória de Kahlo, temos a casa em que cresceu e viveu a maior parte de sua vida, a denominada  “Casa Azul”, foi transformada no Museu Frida Kahlo no ano de 1958.



Frida se torna um ícone feminista por retratar a superação feminina frente a vida, sofreu de poliomielite quando criança e um acidente grave durante a adolescência, passou por três abortos e mesmo assim não deixou de lutar, se tivesse que abordar uma característica clara em Frida, seria sua persistência. 


A obra foi criada para Alejandro Gómez Arias, o seu namorado na época. Foi o primeiro autorretrato realizado pela pintora. Autor: Frida Kahlo Onde ver: Acervo particular Ano: 1926 Técnica: Óleo sobre tela montada Tamanho: 31cm x 23cm
Após sofrer uma aborto a pintora cria esta obra, também denominada "A cama voadora". Na obra Frida procura expor a dor da perda. 



As mãos dadas podem simbolizar a união intelectual das duas personalidades de Frida. 
O quadro "A Coluna Partida" foi pintado logo após Frida passar por uma cirurgia na coluna vertebral. A operação a deixou acamada e "presa" a um espartilho metálico. 




Frida foi a primeira artista mexicana a ter suas obras exposta no Museu do Louvre. Fez sua primeira exposição individual em 1939 em Nova York.





CAMPOS, Lorraine Vilela. "Frida Kahlo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/frida-kahlo.htm. Acesso em 19 de dezembro de 2019.

KAHLO, Frida. O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
Decor Frida Kahlo | Inspire-se na Decoração Mexicana Decor Frida Kahlo | Inspire-se na Decoração Mexicana Reviewed by Natali Lourenço on 04:07 Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.