Palácio da Memória | Como se tornar um gênio como Sherlock Holmes?

Palácio da memória, serve para armazenar informações na memória personificando-as, também conhecido como método de loci (lugar em Latim), era utilizado na antiguidade para que as pessoas pudessem recitar discursos longos e importantes sem esquecer de nenhuma palavra.


Técnica muito útil para vários competidores de memória pelo mundo, estudiosos de sociedades secretas e atualmente estudantes de nível médio e acadêmicos de várias áreas.

Estudos realizados no Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda, demonstraram resultados impressionantes, por meio de testes eletromagnéticos, evidenciando que a estratégia mnemônica baseada no método loci funciona.

Um exemplo: 

Imagine que está estudando sobre Leonardo Da Vinci. Você agora deve imaginar Da Vinci na sua frente e atribuir à ele os dados de sua pesquisa. Ele era um gênio, mas vamos supor que você só está estudando suas pinturas.

Neste caso, você pode imaginar Da Vinci pintando a Mona Lisa ou A Última Ceia na sua frente.

Agora vamos mais fundo no processo de imaginação/memória, você agora vai imaginar essa cena em um lugar que seja agradável  como sua casa ou a biblioteca que costuma estudar.

Esse lugar será o seu palácio mental. Qualquer conteúdo que precisar gravar você deixará lá guardado, um canto da sua casa ou da sua biblioteca imaginária. Quando precisar acessar essa lembrança, basta voltar para lá.

É importante lembrar que o centro da memória é extremamente emocional, o palácio no caso, deve ter um fator que lhe traga conforto para que possa navegar nele e evocar a memória mais fácil.

Ainda há algumas pessoas que transformam as informações como a campeã de memória YANJAA WINTERSOUL. Ela converte números em letras e associa com palavras que pode visualizar.

Assista Explicando - Mente na Netflix. Ep: Memória. 


Então vamos ao método:

Escolha seu palácio mental, como já mencionado pode ser sua casa, biblioteca ou seu trabalho.

Trasse uma rota, como, "eu passo pela sala, chegando ao escritório etc.."

Faça associações de objetos dentro do lugar para cada informação.




Palácio da Memória | Como se tornar um gênio como Sherlock Holmes? Palácio da Memória | Como se tornar um gênio como Sherlock Holmes? Reviewed by Natali Lourenço on 20:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.