Ansiedade, um termo que denomina um estado de alerta, te deixando apreensivo, nervoso e preocupado, com uma coisa diversas vezes abstrata a nossa consciência.
Neste artigo não vou me debruçar em como as redes sociais tem aumentado os distúrbios de ansiedade e depressão, mas para que tem interesse basta ler nesse artigo que aborda a situação em estudantes de medicina - O Uso de Internet e Redes Sociais e a Relação com Indícios de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina.
Faça exercícios físicos
Os exercícios liberam endorfinas que auxiliam no sintomas causados pela ansiedade. Um estudo realizado por Hammer e Wilmore, avaliou a relação entre ansiedade, variáveis de personalidade e aptidão física, aplicando um programa diário de corrida ou caminhada por um período de 10 semanas. O estudo revelou que a corrida, seguida de períodos de relaxamento, reduz a ansiedade e diminui os níveis de tensão cognitiva e somática.
Outro estudo realizado com premissa semelhante, demonstra que os exercícios aeróbicos (O exercício aeróbico está relacionado ao condicionamento fisiológico, envolvendo respiração e condicionamento rítmico) são mais vantajosos que os anaeróbicos (Exercícios que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua, relacionado a força muscular).
Recomendamos a leitura deste artigo - Anxiety disorders and physical exercise
Exercícios aeróbicos:
- Dança
- Jump
- Caminhada
- Subir e descer escadas
- Repetição de movimentos
- Pedalar
- Pular corda
Escrever as coisas da mente
Liberar as coisas que estão em sua mente, mesmo que elas pareçam sem nexo e fora de ordem.
Pense na seguinte premissa: Você vai resolver esse problema agora? Ele realmente existe? Em qual base se apoia sua neurose?
Anote tudo que vier a cabeça, ache soluções que você tenha a possibilidade de fazer, pois nem tudo está no nosso controle e temos que reconhecer isso.
Terapia
A terapia é um tratamento contínuo para a vida, não só para pessoas que sofrem de ansiedade. Já se sabe a muito tempo que descobrindo a causa da ansiedade, você pode vir á reduzi-lá.
Nesse caso, vai depender do que você realmente precisa e se sente à vontade, ou seja, pode escolher um profissional de abordagem psicanalítica ou behaviorista, por exemplo.
A TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, aborda varias estrategias para o controle dos sintomas, como, o desenvolvimento de habilidades de solução de problemas - referem-se aos comportamentos de solução de problemas. Este componente compreende quatro passos: a) definição do problema; b) geração de soluções alternativas; c) tomada de decisão; e d) prática da solução escolhida e avaliação de seus efeitos.
Meditação
As práticas de meditação, buscam em si, focalizar a atenção, assim mantendo em homeostase do corpo. Podemos classificar o processo atencional em dois ou três tipos principais, na visão ocidental. Em geral, dois estilos básicos são mencionados: mindfulness e concentrativo:
O tipo mindfulness, é descrito como uma prática de abertura, em que há uma percepção dos estímulos, como pensamentos, sentimentos e/ou sensações, embora a atenção específica mantida seja uma observação livre que não os julga nem analisa.
As técnicas concentrativas são caracterizadas pela restrição da atenção a um único objeto, interno ou externo. Ignorando, assim, qualquer estímulo do ambiente, focalizando uma atividade mental ou sensorial específica, por exemplo, a repetição de um som, uma imagem ou a respiração.
Indicação de livro: Mentes ansiosas: O medo e a ansiedade nossos de cada dia.
"Mentes ansiosas – o medo e a ansiedade nossos de cada dia", a psiquiatra e best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável.
"Mentes ansiosas – o medo e a ansiedade nossos de cada dia", a psiquiatra e best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável.
Brain Help | Como posso tratar minha ansiedade?
Reviewed by Natali Lourenço
on
02:24
Rating:

Se ocupar é o melhor a fazer sempre.
ResponderExcluirBeijinhos ;*
Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta