Seja o melhor estagiário do Hospital | O que levar para o primeiro estágio em enfermagem?

Não é só no facebook ou no instagram que podemos ver o aumento de pessoas querendo ou fazendo a graduação de enfermagem, aposto que já viu a Hashtag #EnfermagemPorAmor 



O que muitos não sabem é que a profissão envolve vários desafios logo de cara, pois  o ambiente de estágio não é tão amigável como parece.

O método de avaliação, não é realizado com provas como por exemplo: O que ocorre na associação de um antibiótico e o uso de anticoncepcional? ou Qual é a diferença entre TVP e TEP? . Eles esperam que você já saiba isso e muitas outras coisas.

É realizado avaliação do profissional, ex: Conhecimento técnico, Relacionamento interpessoal, Habilidade técnica e Biossegurança.

Cada faculdade tem sua maneira de  aplicar esses tópicos, um exemplo, como a Uninove,  focam mais em pesquisa, então a questão de conhecimento técnico na área é muito cobrada durante a graduação e durante o estágio.

Outras como a Universidade de São Paulo - USP, além de focar no conhecimento buscam aprimorar à questão da habilidade técnica desde o início, começando seus estágios no segundo semestre.

Neste artigo separei dicas impressíveis para todos os profissionais de enfermagem, mais focando na graduação.

Dica 1º - Tenha uma agenda 


Em sua agenda você vai precisar gravar tudo o que precisa levar no dia para o hospital e o conteúdo que precisa ler antes. Organize seus horários para que consiga seguir as outras dicas.


Dica 2º - Tenha um bloquinho e caneta


Nesse bloquinho você vai anotar  quando precisar gravar alguma informação do paciente, ou algum termo técnico que você não está habituado. É bacana também deixar anotado algumas informações como, O que tem em um carrinho de PCR? , Calendário de Vacina, Medicamentos de alta vigilância etc. Questões importantes para aquele campo de estágio. Então, separe um bloquinho para Unidade Básica de Saúde - UBS e outro para o Hospital.

Dica 3º - Compre no mínimo dois jalecos, duas calças e duas blusas brancas, um semestre antes do estágio começar.


Confie em mim, vai precisar de no mínimo dois de cada, pois são vários imprevistos que podem ocorrer e é sempre bom estar preparado.

Dica 4º - Compre os materiais de estágio um semestre antes, e são eles: Estetoscópio, Esfignomanometro, Termômetro, Tesoura, Oxímetro, Garrote de látex,  Óculos de proteção, Fita métrica e Lanterna. * 


Essa é umas das dicas mais importantes, pois em muitos lugares onde são realizados os estágios não tem materiais básicos para a assistência, então é obrigatório ter esses objetos no bolso.

Dica 5 º - Estude após o estágio. 


Anote os procedimentos que realizou e as coisas que teve a oportunidade de conhecer e pesquise um pouco sobre elas. Estude o procedimento que realizou para,  além da técnica, ter o domínio dos riscos e novidades quanto o assunto.

Dica 6º - Treine suas habilidades em parentes ou amigos. 


Aqui estamos limitando as habilidades em Sinais Vitais e Exame Físico. Muito importante para qualquer profissional de saúde e isso te deixa mais preparado.

Indicação: Anamnese e Exame Físico: Avaliação Diagnóstica de Enfermagem no Adulto. 


Dica 7º - Leia sobre Relacionamento Interpessoal em Enfermagem


Você pode se achar a pessoa mais comunicativa do mundo, mas em campo de estágio é necessário estar armado contra intrigas ou mau entendidos que possam ocorrer, então se prepare e saiba como se posicionar diante das situações que podem ocorrer.

Indicação:  Gerenciamento em Enfermagem - Paulina Kurcgant


Dica 8º - Faça resumos sobre seus casos clínicos

Pesquisa sobre a doença do seu paciente e crie domínio no assunto.

Indicação: Robbins & Cotran Fundamentos de patologia 


Dica 9º - Seja voluntária dos procedimentos

"Se atire sem medo de ser feliz". O campo de estágio serve exatamente para aprender, então não tenha medo de pedir para realizar um procedimento  que você nunca fez ou não conhece, pois o momento de conhecer é ali mesmo. 

Dica 10º - Leia os manuais de saúde antes de ir para o estágio.


Manual de Saúde da Mulher

Manual da Saúde da Criança

Manual de Atenção à Rede de Urgências

Obs: Tem outros manuais muito interessantes e que irão lhe ajudar a conhecer melhor a rede do SUS.

Dicas Extras 



  • Acesse os  CURSOS UNASUS -  "A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde. É composto por três elementos: a Rede colaborativa de instituições de ensino superior, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES e a Plataforma Arouca. Todos os cursos são inteiramente gratuitos na modalidade de educação a distância."
Seja o melhor estagiário do Hospital | O que levar para o primeiro estágio em enfermagem? Seja o melhor estagiário do Hospital | O que levar para o primeiro estágio em enfermagem? Reviewed by Natali Lourenço on 05:27 Rating: 5

2 comentários:

  1. Que post interessante, achei bem legal os tópicos das "coisas básicas" muito bom!

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Assista o último vídeo do canal
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Tópicos necessários e que não devem ser esquecidos!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.