Técnicas de estudo - Como ler textos acadêmicos

Ha uma enorme dificuldade nos jovens que acabam de entrar na universidade em relação aos textos acadêmicos. Muitos deles, em cursinhos para vestibular ou até mesmo no colégio, são ensinados à ler de forma rápida, ao passo que esta informação fica gravada temporariamente em seu cérebro. 

O primeiro desafio para ler com eficácia textos acadêmicos, é ler com calma. 



Leia pausadamente 

Leia com calma. Não tenha pressa de entender o que está escrito. Seu objetivo deve ser entender o posicionamento do autor e não somente gravar o que foi escrito. E isso nos leva ao próximo passo que é:

Não julge o livro pela capa 

Não coloque valor no texto antes de ler. A finalidade do texto acadêmico é transmitir a posição do autor em relação à um determinado tema. Tendo isso em mente, você deve entender o que o autor quis dizer, antes de pensar se vocẽ concorda com o ponto de vista dele ou não.

Faça um fichamento dos parágrafos

Escreva o que entendeu de cada parágrafo. Tome notas. Assim, quando lê-las ficará mais fácil compreender o posicionamento do autor e sua linha de raciocínio. 

Escreva observações e marque que são suas e não do autor

Um dos fenômenos mais preocupantes no meio acadêmico é o plágio. Então, demarque bem o que você pensa e o que é proveniente da autoria alheia. Quando for redigir suas dissertações não haverá engano se seguir esse passo à risca. E por fim:

Sintetize o que escreveu

Faça uma dissertação à respeito do tema que leu com suas palavras, contendo, respectivamente: introdução, desenvolvimento e conclusão.   






Referência: 
SACRINI, Marcus. MARCO, Valéria de. Reflexões sobre o aprendizado formal em Humanidades com base no projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas”. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ,2018.
Técnicas de estudo - Como ler textos acadêmicos Técnicas de estudo - Como ler textos acadêmicos Reviewed by Natali Lourenço on 13:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.